quinta-feira, 31 de março de 2011

Assepsia das mãos e paramentação.

Existe toda uma técnica para se fazer assepsia das mãos antes de entra num centro cirúrgico.


   Ao chegar no centro cirurgico, já vestido com a roupa cirúrgica (descartável ou não), já com as
 sapatilhas, a toca, os óculos e máscara, irá se deparar com o lavabo, lugar onde devemos fazer toda assepsia das mãos.



   1° abrir a torneira ( com a mão ou qdo embaixo, com o pé) pegar a escovinha (descartável) à sua frente, já com o degermante e ensaboar as mãos até o cotovelo, passando de cima para baixo o lado amarelo da escova. 2° Em seguida, com o outro lado da escova passa sem ficar esfregando e sim, passar e voltar com firmeza nas unhas com os dedos flexionados ( 3x). 3°  Logo após, mantendo as mãos para cima, passar o mesmo lado da escova na palma da mão e no dorso ( 3x) com os dedos fechados. 4°  Abre-se os dedos e vai passando de cima para baixo entre os dedos (3x cada dedo) até terminar os 5 dedos. 
  Acabou, passe para a outra mão e repita o procedimento. 6° Mantendo o degermante ainda nas mãos. Abrir a torneira ( com o cotovelo ou qdo embaixo, com o pé) e enxague as mãos, mantendo sempre elas para cima, sem virar para baixo e feche a torneira como fez para abrir.


 Após a assepsia das mãos. Secá-las na compressa. Vestir o CAPOTE e calçar as luvas.
  2° Passo- Exugar as mãos e os dedos com as compressa esterelizada. Deve-se utilizar um lado da compressa para cada antibraço.
3° Passo - Segurar o capote esterelizado pelas dobraduras da gola e deixa que o restante dele se desdobre e fique esticado. Pela face interna introduza em um único movimento, ambas as mãos e antebraço pelas mangas do capote.
4° Passo- O circulante da sala, pela face interna do capote, ajusta-o e o amarra na seqüencia os cadarços da gola e da cintura.


5° Passo- Colocação das luvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário